Saiba o que você precisa para ter uma web rádio

Nesta publicação você ficara sabendo quais são os requisitos para montar uma web rádio

Saiba que não precisa de equipamentos caros para criar uma web rádio, se você está iniciando hoje provavelmente já tem tudo que precisa. Leia até o final da publicação porque existem dois meios para se manter uma web rádio no ar Ao Vivo e com AutoDj, então precisa ver qual sua necessidade inicial.

Serviço de transmissão

De nada adianta ter o melhor computador, o melhor equipamento de audio e programa de transmissão, se não tiver um bom serviço para manter sua web rádio no ar. Oferecemos o Melhor Serviço de transmissão para sua web rádio, 12 anos de experiencia centenas de parceiros felizes com nossos serviços.

Acesse e confira nossos serviços, clique no link https://melhorstreaming.com.br/streaming-profissional/ .

Computador ou notebook

Pode ser um desktop (Computador no formato torre) ou um Notebook, (Computador portátil) mas é importante que a máquina tenha um bom desempenho para que não fique travando a todo momento. Sistema operacional preferencialmente Windows por causa das maiores compatibilidade com ferramentas de transmissão. Os requisitos mínimos do equipamento podem ser relativos pois depende muito da forma como você utiliza o computador no seu dia a dia, mas recomendo um computador com no mínimo um processador Intel Core i3, 8GB de Memória RAM. HD 500GB, esta recomendação é relativa.

Conexão com a internet

Para transmissão ao vivo é importante ter uma internet de boa qualidade (eu digo qualidade e não velocidade) porque de nada adiantar ter uma internet de alta velocidade quando não se tem qualidade. Ao fazer transmissão ao vivo a intenção é entregar sua programação em tempo real para seu ouvinte, se sua conexão com a internet oscilar por um segundo que seja a sua transmissão pode ter interrupções na transmissão. Para transmitir sua rádio ao vivo o que vai ser usado da sua internet é UPLOAD, ou seja, você vai estar enviando o audio para seus ouvintes, a taxa média de consumo durante uma transmissão ao vivo é de 128kbps, o consumo é realmente muito baixo, porém provavelmente durante a transmissão você vai estar fazendo outras tarefas na internet então é sempre bom ter uma boa velocidade para não ter margem para erro. Hoje em dia maioria dos serviços de internet oferece boa velocidade, então sua maior preocupação deve ser com a qualidade.

AutoDj (Piloto Automático)

Nosso serviço conta com um excelente AutoDj, com nosso sistema de automação você pode criar a programação da sua rádio e manter ela funcionando 24h por dia sem necessidade de manter um computador ligado e conectado à internet para fazer a transmissão.

Adicione arquivos de audio a partir do seu computador crie playlists

Adicione vinhetas e comercias

Utilize nossos programas e programetes

Utilize informativo de hora certa

Agende suas playlist para o dia e horário desejado para ter uma programação dinâmica

Utilize estas e muitas outras ferramentas para automatizar sua rádio.

Microfone

Se a programação ao vivo da sua rádio for de apenas músicas vinhetas e comercias prontos, ou apenas AutoDJ (Piloto Automático) o microfone pode ser dispensado. Porem se for importante para sua rádio ter locução ao vivo neste caso vai precisar de um microfone de boa qualidade, pode ser até mesmo um head set (fone com microfone) o importante é que tenha boa qualidade, então fuja de marcas desconhecidas ou genéricas.

Fone de ouvido

Uso do fone de ouvido pode ser interessante para retorno do audio, é a melhor maneira de controlar volume da locução, da música e vinhetas. Assim fica mais fácil controlar e fazer a mixagem adequada da sua programação. Se você faz transmissão de conteúdo gravado ou AutoDj (Piloto Automático) o fone pode ser substituído por caixas de som.

Programa de transmissão

Existem diversas opções de programas de transmissão, pode variar de acordo com a necessidade ou gosto pessoal. Nós recomendados o uso do Butt ou do MIXX que são ótimas opção gratuitas e estão sempre atualizados com novas tecnologias.

Existem duas categorias de programas de transmissão. Os que apenas capturam o audio que passa pelo seu computador que é o caso do Butt, e os programas tudo em um, os quais permitem que você monte a programação da sua rádio (Playlists e afins) e a partir dele mesmo faça a transmissão.

Quando você utiliza um programa que apenas captura o audio e transmite como no caso do Butt, você pode combinar ele com algum outro programa como por exemplo o ZaraRádio que permite que você mente sua programação e reproduza. Existe uma infinidade de programas e combinações, é muito questão de necessidade e gosto pessoal.

Na dúvida você pode entrar em contato com nosso suporte para ajudarmos a entender sua necessidade.